Dermatoscopia e Tricoscopia

Home  /  Procedimentos  /  DERMATOSCOPIA E TRICOSCOPIA

DERMATOSCOPIA 

É um exame específico e indolor para a detecção e prevenção do câncer de pele que serve para avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. Também é usado para avaliação de manchas e cabelos, entre outras utilidades.

A dermatoscopia é feita pela dermatologista através de um aparelho chamado dermatoscópio. Este aparelho aumenta a imagem em 10 a 70 vezes, como um microscópio e gera imagens que podem ser gravadas no computador. É um exame preventivo com precisão diagnóstica de até 97% de acerto preservando o paciente de cirurgias desnecessárias e podendo diagnosticar lesões malignas, ainda em fase inicial. Nesse tipo de aparelho, a dimensão, o diâmetro e área das pintas são mais fáceis de serem avaliadas, porque os recursos do computador aumentam os detalhes do campo analisado. Ele também permite que a médica acompanhe, ano a ano, a evolução da pinta (se ela mudou de forma, tamanho ou cor).

TRICOSCOPIA 

É a dermatoscopia do couro cabeludo, onde são avaliadas estruturas específicas do couro cabeludo e do fio de cabelo, determinando com maior precisão o tipo de queda de cabelo do paciente.
Isso favorece a um tratamento individualizado e mais preciso com melhores resultados.
E também permite à dermatologista  acompanhar a evolução.